MA: São João dos Patos recebe primeira edição da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial

Caravana inaugura novo modelo de diálogo com o setor empresarial e vai percorrer 20 cidades do Maranhão, até novembro

Governo do Estado do Maranhão
18/05/2017

O Governo do Estado do Maranhão inaugurou, em São João dos Patos (MA), um novo modelo de diálogo com o setor empresarial, na terça-feira (16) e quarta-feira (17), com primeira edição da ‘Caravana para o Desenvolvimento Empresarial’. Organizada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) em articulação com outras pastas, o evento – que vai percorrer 20 cidades do Maranhão, até novembro – reuniu secretários e inúmero empresários patoenses e da região, cumprindo a finalidade primeira do evento, o diálogo direto e esclarecedor com a classe.

O secretário de Estado de Governo, Antônio Nunes, explicou ao público que a Caravana tem o objetivo de apresentar os programas estaduais de incentivo ao empresário e oferecer serviços e capacitação técnica. “A intenção com esta Caravana é estimular o empreendedorismo, primeiramente mostrando as ações que o Governo tem, ações que, inclusive, tem esse objetivo de gerar o desenvolvimento, como o ‘Mais Emprego’, o ‘Compras Governamentais’ e o ‘Maranhão Juros Zero’. A outra finalidade é oferecer serviços que as secretarias estão trazendo aqui para o empresariado, e aqui temos, por exemplo, a a obtenção de documentos para licenciamentos ambientais, oficina de empreendedorismo, parcelamento de dívidas e tantos outros serviços. E por ultimo, e mais importante, o diálogo, franco, aberto e direto, dos empresários com os titulares das pastas, que estão à disposição para ouvir sugestões, pleitos e críticas”, destacou Antônio Nunes.

Na abertura da Caravana, realizada na terça-feira (16), cada gestor de pasta presente no evento apresentou as atribuições e programas específicos e tirou dúvidas de um auditório lotado de empresários. Durante todo o dia da quarta-feira, guichês com diversos serviços foram disponibilizados aos empresários para regularização, orientação, formalização e afins.

O secretário de Estado Indústria e Comércio, Simplicio Araújo, destacou o impacto que as caravanas deverão ter para a economia e revelam a preocupação do governador Flávio Dino em manter o contato direto com todos os segmentos. “Uma ideia muito positiva do Governo do Estado de estar vindo até às regionais dialogar com os movimentos empresariais, sejam ele do comércio, e também do setor de serviço. A gente espera colher aqui informações importantes para continuar com a organização do nosso trabalho e também contribuir de alguma forma com o desenvolvimento dessas regionais”, pontuou Simplicio Araujo.

A prefeita da cidade, Gilvana Evangelista, disse que os munícipes estão honrados em ser São João dos Patos a cidade a sediar a primeira edição da Caravana. Segundo ela, ganha a população e ganham comerciantes, empresários e a economia com a iniciativa do Governo Estadual. A gestora municipal comemorou ainda mais com a notícia dada pelo presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sergio Sombra: será instalado um posto de atendimento da Jucema em São João dos Patos, na sede do Viva que será inaugurado, evitando deslocamento dos empresário para cidades vizinhas como Balsas. “É importante estar próximo do setor empresarial, setor que promove desenvolvimento econômico e social e a geração de emprego também, que é muito importante hoje, mais do que nunca, no nosso país”, defendeu Sérgio Sombra.

Também estiveram presentes, na primeira edição da caravana empresarial, os secretários de Estado de Fazenda, Marcellus Ribeiro, de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Bello, subsecretário de Segurança, Saulo de Tarso, diretor presidente do Instituto Comercial Industrial do Maranhão, Geraldo Cunha, todos acompanharam os serviços e apresentaram painéis explicando as funções de cada setor, programas e tributos.

Serviços

Empresários e comerciantes marcaram presença na caravana para obter mais informações e se inscrever em importantes programas do Governo do Estado, como o ‘Maranhão Juros Zero’ – o mais recente, em que a gestão convenia com entidade financeira para conceder crédito de até R$ 20 mil sem juros para o empresariado -, além de tantos outros. A iniciativa foi aprovado, foi o que relatou Luiz Alberto Sousa, empresário do ramo da construção civil: “É importante a presença dos secretários aqui no sentido de trazerem incentivos para a nossa classe. O interior foi muito penalizado por falta de ações do Governo, então essas ideias abrem espaços para eventos novos, que traga financiamentos até chegar na mãos dos pequenos empresários”.

A família do funcionário público federal Roberto França tem um empreendimento e ele aproveitou a oportunidade da Caravana para tirar dúvidas sobre o negócio. “Foi um atendimento bom, foi rápido, fiquei satisfeito pelo atendimento e agora vou repassar as informações que colhi aqui para meu irmão, que está à frente, para correr atrás, que realmente são boas coisas que estão trazendo para os micro e pequenos empresários da região”, opinou.
Do micro ao grande empreendedor, puderam participar de palestras sobre empreendedorismo, formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI), acesso a documentos e outros; oficinas de capacitação técnica; cadastramento em programas de Governo e no MEI; sobre questões fiscais, tributárias e financeiras; emissão de guias de pagamento, consulta a processos, entre outros; além de uma série de serviços itinerantes da Sefaz, Jucema e Seinc, que dispuseram de equipe técnica para atendimento e Agricultores familiares, contadores, comerciantes e empreendedores em geral são o público alvo. Já as As ações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente na caravana têm foco na orientação e apoio ao licenciamento ambiental, explicando os procedimentos para aquisição e acompanhamento da expedição do documento. O Inmeq-MA vai disponibilizar balcão de atendimento para informar sobre a devida metragem de seus serviços e manutenção dos instrumentos de medição, além da possibilidade de renegociação de multas e dívidas.

Os municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Estreito, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá e Timon também vão ser contemplados com os serviços da caravana.

Para ler notícia na fonte, clique AQUI.

Foto da Home: Foto: Nael Reis/Secap

Comentários

0 Seja o primeiro a comentar Adicionar novo comentário