Produtor rural está conectado à tecnologia da informação

Informação foi levantada em uma pesquisa realizada pelo Sebrae, que ouviu 4.467 produtores rurais, entre 29 de março e 12 de abril, nas 27 unidades da federação

28/07/2017

No Pará, 45,5% dos produtores que acessam a web já fizeram alguma compra pela Internet, 9,1% já usaram a Web para efetuar vendas e 16,7% de seus empreendimentos rurais possuem página na Internet ou perfil nas Redes Sociais / Foto: Carlos Borges

No Pará, 45,5% dos produtores que acessam a web já fizeram alguma compra pela Internet, 9,1% já usaram a Web para efetuar vendas e 16,7% de seus empreendimentos rurais possuem página na Internet ou perfil nas Redes Sociais / Foto: Carlos Borges

O universo do agronegócio no Brasil tem vivido uma ampla e profunda transformação nas últimas décadas. Cada vez mais distante dos velhos estereótipos, o pequeno produtor rural está se modernizando, incorporando novas tecnologias e mudando o modo de gerenciar os rumos do seu negócio.

É isso o que revela uma pesquisa inédita realizada pelo Sebrae, que ouviu 4.467 produtores rurais, entre 29 de março e 12 de abril, nas 27 unidades da Federação. OS dados são apresentados nesta semana, pelo Dia do Produtor Rural, que é nesta terça-feira,

No Pará, o percentual de produtores que usam aparelhos celulares é de 95,3%, sendo que 44% deles acessam a Web pelos próprios telefones móveis e mais de 60% utilizam a internet pelo celular para tratar questões relacionadas ao negócio rural.

Os dados revelaram que os produtores fazem uso restrito da Internet, seja para transações comerciais ou para divulgação, em grande parte por conta da dificuldade de acesso ou da má qualidade da conexão.

No Pará, 45,5% dos produtores que acessam a web já fizeram alguma compra pela Internet, 9,1% já usaram a Web para efetuar vendas e 16,7% de seus  empreendimentos rurais possuem página na Internet ou perfil nas Redes Sociais.

Quanto ao tema da gestão, apesar de 50,1% dos empreendedores paraenses já praticarem o gerenciamento administrativo e financeiro dos seus negócios rurais, apenas 13% dos produtores fazem isso por meio de ferramentas digitais de gestão. Entretanto, a maior parte deles (66,5% dos entrevistados) informou que utilizaria esses recursos para gerenciar suas empresas se estivessem disponíveis.

Segundo o estudo, 42,9% dos empresários rurais do Pará entrevistados informaram não utilizar a conexão de internet móvel e dizem que não o fazem, predominantemente, porque não há provedor/sinal em sua região. A dificuldade de acesso também foi a justificativa apresentada pela maioria dos produtores (49,7%) que não usa tecnologias digitais para a gestão do negócio.

Para o Sebrae, a pesquisa confirma a necessidade de investimentos no meio rural, de modo a aumentar o acesso dos produtores às Tecnologias da Informação. “Estar conectado é imprescindível no mundo dos negócios de hoje em dia, especialmente no Pará, estado em que as distâncias são muito grandes e a facilidade da comunicação torna-se crucial para se aproximar de consumidores e fornecedores e reforçar a presença de mercado”, destaca Fabrizio Guaglianone, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

“Garantir o acesso dos pequenos produtores rurais à Internet é, não somente, assegurar um direito, mas também uma forma de atrair os jovens de volta para o campo e aumentar a renda desses empreendimentos por meio dos ganhos diretos e indiretos proporcionados pelo uso dessas tecnologias”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif.

Celular e internet

*   95,3% dos entrevistados usam aparelho celular. Desses, 44% utilizam internet no celular.

Internet no celular:

  • 7,5% utilizam exclusivamente para resolver questões relacionadas ao negócio rural.
  • 66,3% utilizam tanto para assuntos pessoais quanto para questões relacionadas ao negócio

Utilização de computador pelos produtores rurais:

  • 20,5% dos entrevistados utilizam computador em seu negócio rural

Utilização de internet móvel (3G/4G) no computador no negócio rural:

  • 42,9% não utilizam por não haver provedor/sinal na região (sinal fraco)

Comportamento dos produtores rurais em relação à utilização da internet no seu negócio:

  • 45,5% compraram produtos ou serviços por meio da internet
  • 9,1% venderam produtos ou serviços por meio da internet
  • 16,7% possuem página WEB ou perfil do negócio rural nas redes sociais

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae
(91) 31819136

(91) 31819137

(91) 31819138

(91) 31819140

Para empreendedores:

Central de Relacionamento Sebrae
0800 570 0800

Fonte: Agência Sebrae de Notícias (ASN)

 

Comentários

0 Seja o primeiro a comentar Adicionar novo comentário