SE: Encontro destaca desenvolvimento local e territorial

Evento destaca a importância do trabalho cooperativo

07/12/2017

materia-183817Agentes de Desenvolvimento (ADs) de 25 municípios sergipanos e secretários municipais de desenvolvimento participaram de encontro promovido pelo Sebrae em que se destacou a importância do trabalho cooperativo entre esses dois atores locais.  Participaram ainda gestores de escritórios regionais do Sebrae e consultores que atuam nos projetos de desenvolvimento econômico e territorial em Sergipe.

Os ADs são personagens importantes no processo de estímulo ao crescimento econômico e melhoria social nos municípios.  Precisam ter conhecimento local, boas relações com a comunidade e os poderes instituídos, postura de liderança, sociabilidade e articulação. Para isso passam por uma série de cursos, treinamentos, capacitações, missões e encontros realizados pelo Sebrae. 

Já os secretários municipais são o braço do executivo no fomento às políticas de desenvolvimento.  “Essas duas figuras técnicas já trabalhavam juntas, o que fizemos foi organizar e institucionalizar as ações em forma de redes, para que as boas práticas pudessem ser disseminadas entre os municípios de diferentes territórios”, explica Pedro Gomes Fiscina, gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/SE.

“Na prática nós estamos preparando esses atores para dar todo o suporte aos prefeitos desde a concepção do PPA até a parte da execução, da gestão mesmo dos projetos de desenvolvimento das prefeituras”, complementa Pedro Fiscina.

Kleber de Oliveira, AD do município de Estância e vice-presidente da Rede de ADs destacou que o trabalho em rede facilita na cooperação e no compartilhamento de ideias. “As dificuldades enfrentadas por uns servem de espelho para os outros saberem como contornar as adversidades”, diz ele.

materia-183818Já o Presidente do Fórum de Secretários de Desenvolvimento, Jairo Floriano, que já foi AD do município de Itabaianinha e hoje é secretário municipal, reforça que a ideia de trabalhar políticas de desenvolvimento em conjunto traz boas perspectivas para os municípios. “É claro que o desafio é grande, mas nesse encontro ficou mais claro qual a função dos agentes para os secretários e vice-versa. Ou seja, ambos precisam falar a mesma linguagem”, alerta.

Um dos destaques do Encontro foi a palestra do consultor do Sebrae de Minas Gerais, Univaldo Cardoso. Segundo ele, não há futuro se não houver cooperação. “O desenvolvimento não pode ser feito por um setor apenas da sociedade. E nesse sentido há um desafio que não é técnico nem é de gestão – é cultural. Precisa-se vencer a cultura individualista de ver o outro como adversário. É as pessoas entenderem que juntas farão mais e melhor”, salientou ele.

Curso Avançado de ADs

Em se tratando de capacitações, o Sebrae realizou o curso avançado de formação de agentes de desenvolvimento dos municípios de Capela, Estância, Itabaianinha, Neópolis, Canindé do São Francisco,  Moita Bonita, Campo do Brito,  Boquim, Santa Rosa de Lima, Arauá, Cedro de São João, Laranjeiras,  Pedrinhas,  General Maynard,  Gararu.  Os agentes já estão atuando nesses municípios e durante a capacitação eles constroem os planos de trabalho, de acordo com as diretrizes da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Também elaboram as agendas individuais de Trabalho, de acordo com as necessidades e potencialidades dos municípios.

Para ler a matéria direto da fonte clique AQUI

Comentários

0 Seja o primeiro a comentar Adicionar novo comentário