Técnicos municipais recebem capacitação sobre projetos do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Consultores orientaram público sobre acompanhamento do processo de inscrição, escolha da categoria e elaboração de um projeto com potencial para vencedor

Caroline Magalhães e Mariana Lima

15/07/2015

 

As inscrições para o Prêmio estão abertas até 05 de novembro

As inscrições para o Prêmio estão abertas até 05 de novembro

Agentes de Desenvolvimento e técnicos dos munícipios alagoanos que pretendem participar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) iniciaram, nessa segunda-feira (13), a capacitação ‘Como elaborar um projeto’, voltada para prepará-los a inscreverem propostas e a utilizarem o sistema da premiação. O evento, realizado na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió, terá continuidade durante esta terça-feira (14).

As orientações foram repassadas pelos consultores do Sebrae Nacional Sandro Salvatore e Rômulo Rende, que explicaram detalhadamente o processo de inscrição, preenchimento de formulários, as categorias e o funcionamento do sistema de acompanhamento das fases do prêmio. Eles também apresentaram estratégias para elaboração de um projeto bem desenvolvido e que melhor atenda as exigências da Comissão Julgadora do PSPE.

Os técnicos e Agentes de Desenvolvimento presentes na capacitação foram indicados pelos prefeitos para acompanhar a participação dos municípios no PSPE, ficando responsáveis pela elaboração do projeto e inscrição no sistema.

“Nossa ideia é orientar e preparar os técnicos para que tenham a oportunidade de elaborar um projeto vencedor. Todos os municípios alagoanos possuem potencial para participar, e o Sebrae acredita que esse reconhecimento é uma ferramenta que faz parte da nossa missão de promover o desenvolvimento”, destacou a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Izabel Vasconcelos.

O consultor Rômulo Rende mostrou aos técnicos que cada categoria do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor possui uma matriz de pontuação e itens de avaliação específicos que compõem a nota final de cada projeto, o que faz ser necessário que os municípios avaliem suas propostas com uma visão ampla e baseada nos pontos que serão julgados.

“É preciso que os senhores tenham uma visão de todas as categorias e, assim, tenham certeza de qual é a escolha mais adequada para as ações realizadas em fotoseus municípios, de forma a apresentar um projeto bem embasado e elaborado com excelência”, destacou Rômulo.

Desde 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece ações realizadas pela gestão pública que promovam o desenvolvimento do ambiente empresarial entre os pequenos negócios, em prol do fortalecimento da cultura empreendedora.

“Acredito que a premiação resulta no incentivo à competitividade e, dessa forma, estimula outras cidades a participarem. Quando um município recebe esse tipo de reconhecimento, cria-se a oportunidade de promover casos de sucesso e impulsionar o crescimento do empreendedorismo em todo o país”, compartilhou o consultor Sandro Salvatore.

Sobre o Prêmio

A premiação é realizada em duas etapas: estadual e nacional; os vencedores da primeira etapa são selecionados para concorrer ao prêmio nacional. Na última edição do prêmio, entre 2013 e 2014, foram 24 municípios alagoanos inscritos e seis prefeitos vencedores na etapa estadual. Para este ano, a expectativa do Sebrae em Alagoas é obter a adesão de 70% dos municípios do estado e chegar à etapa nacional.

Os prefeitos interessados podem inscrever até dois projetos distintos, contanto que apresentem resultados comprovados. Projetos iniciados em gestões anteriores também podem ser inscritos no prêmio, caso tenha havido continuidade e desde que sejam devidamente identificados.

Os vencedores da etapa estadual são premiados com troféu e certificado de campeão, devolutiva dos projetos inscritos com análise de especialistas e auxílio do Sebrae na elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento.

As inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor estão abertas até 05 de novembro, e podem ser feitas pelo site www.prefeitoempreededor.sebrae.com.br.

Tags: Inscrições, Prêmio Prefeito Empreendedor, Sebrae, alagoas, capacitação

Para ver a fonte da notícia, clique aqui

Comentários

0 Seja o primeiro a comentar Adicionar novo comentário